Mitos & Curiosidades
Este mapa indica a localização de diversos mitos e curiosidades presentes no jogo. Legenda no mapa. Clique na imagem abaixo para ver o mapa grande.
Com a exclusividade vencida e mais de cinco milhões de cópias vendidas na terra do tio Bill, "San Andreas" chega ao Xbox e PC sem grandes mudanças. Por um lado, significa que o game continua sendo um dos mais extensos e envolventes de todos os tempos, com um grau inacreditável de ações que podem ser tomados pelo jogador. De outro, os mesmos pequenos defeitos, principalmente gráficos, ainda estão presentes.
Fãs do Xbox e também do PC sempre esperam que títulos convertidos do PlayStation 2 apareçam melhores em suas respectivas plataformas, principalmente quanto este chega meses depois do original. Isso quase não acontece com "San Andreas". Como na versão para Sony, o visual não é dos mais bonitos, mas o forte do game está na brilhante identificação, quase única.
A versão para Xbox conta com modo de 480 linhas de resolução com varredura progressiva e suporte a widescreen. As texturas ganharam mais detalhes, e os grafites e quadros têm uma definição muito maior. No PC, a resolução é ainda maior, e as texturas se beneficiam mais. Mesmo assim, nos dois casos, não há uma grande diferença em relação ao original.
Ainda que a profundidade de visão tenha sido ampliada, muitas partes do cenário continuam a surgir do nada, um fenômeno conhecido dos jogadores videogames e um dos pequenos defeitos de "San Andreas". Talvez seja complicado demais lidar com essa característica num mapa tão extenso como o de "San Andreas". Mesmo assim, não afeta em nada a experiência do game.
O tempo de espera para carregar o jogo diminuiu sensivelmente e o que já era bom, ficou mais confortável. Como na versão para PlayStation 2, os cenários são carregados dinamicamente, isto é, conforme a movimentação do personagem, com os dados dos mapa acessados automaticamente do DVD. Quer dizer, o jogo está em constante processo de "loading", mas este está escondido do jogador.
Uma função interessante é o de replay instantâneo de 30 segundos. Toda vez que o jogador fizer uma ação que considere digna de reprodução, pode acionar o recurso e assistir quantas vezes quiser. Assim, quem afirma ter visto pé-grande, disco-voador e outros fenômenos estranhos pode provar a sua façanha. Na versão de PC não existe o modo multijogador, mas, acredita-se que ninguém sentirá falta.
A aventura de Carl Johnson, o protagonista conhecido como CJ, é rigorosamente a mesma da versão original e não há grandes motivos para quem jogou a versão de PS2 repetir a experiência no Xbox ou no PC, apesar que "San Andreas" é daqueles jogos que demora para enjoar.
Classificar "San Andreas" é uma tarefa relativamente simples. Basicamente, se trata de um título de ação com exploração. O que faz a diferença é a escala e o grau de envolvimento do jogador. Praticamente todos os recursos são superlativos e, provavelmente, é um dos jogos mais extensos de toda a história.
Para começar, o mapa é cinco vezes maior que o antecessor "Vice City". Mesmo usando um carro para trafegar pelas ruas das três cidades que ambientam o game, serão necessários vários minutos para deslocar de uma ponta a outra. Porém, mais impressionante que o tamanho, é a identificação visual.
O ambiente parece "respirar" devido aos diversos objetos que compõe o cenário. Há pedestres, tráfego, sinais de trânsito, polícia e incontáveis estabelecimentos comerciais, desde lanchonetes e academias, passando por barbearia e lojas de roupas. E todos esses locais têm função ativa, onde CJ pode comer, malhar, cortar o cabelo e comprar roupas, respectivamente.
As três cidades compõe o jogo são Los Santos, baseado na zona sul de Los Angeles, com seu clima de subúrbio e gueto; San Fierro, inspirado em San Francisco, suas ladeiras e névoas; e Las Venturas, cópia de Las Vegas dos anos 90, com seus característicos cassinos e o grande deserto em volta.
A produtora não esconde suas fontes de inspiração. No caso de "San Andreas" foram filmes de gangues do início dos anos 90, como "Boyz N the Hood". Em linhas gerais, o enredo conta a ascensão de CJ, de como ele passou de líder de uma pequena gangue a uma poderosa personalidade. Para isso, o game propõe diversas missões a serem realizadas e o jogador terá a oportunidade de participar de assaltos, assassinatos e outros tipos de crimes nas mais diversas situações.
Mas essa aventura principal do game é apenas 50% do todo. E os objetivos extras, não-obrigatórios, não são apenas uma imensa coleção de exploração e passatempos, mas expressão de um estilo de vida que o jogador pode seguir em "San Andreas". Nesse sentido, o jogo pode ser colocado na mesma categoria que um "The Sims", tamanha a liberdade que o usuário possui.
Entre os objetivos de exploração estão a troca de grafites, procura por ostras, ferraduras, locais para fotografar e os mais diversos itens. E com um mapa gigantesco, a exploração ganha contornos épicos. Como se não bastasse existem incontáveis desafios de estádios, treinos, veiculares, táxi, ambulância, vigilância e muitos outros. Há também corridas e jogos em cassinos. Enfim, explorar tudo que "San Andreas" oferece pode levar uma eternidade.
O game permite até sair com garotas e ter namoradas. O resultado vai depender de seu apelo sexual e de como conduz um encontro. O nível de gigantismo também atinge o sistema de desenvolvimento do personagem CJ. Quase todas as ações que o seu avatar realiza, influencia na capacidade de CJ. Levantar pesos faz aumentar a massa muscular e pedalar na bicicleta ergométrica aumenta o fôlego. Aulas de boxe melhoram as técnicas de combate corpo-a-corpo e há experiência para cada tipo de arma de fogo.
Os veículos são partes importantes de "Grand Theft Auto". O personagem pode roubar praticamente qualquer tipo de veículo, desde bicicletas até jatos. Aqui também, quanto mais dirigir e pilotar, melhor será sua capacidade com esses veículos. O controle dos carros na versão de Xbox ficou bem adaptado, tendo o acelerador e o freio designados aos gatilhos L e R, permitindo níveis precisos de mudança de velocidade. Os controle para os aviões já não estão tão bons, devido ao uso dos botões preto e branco.
O PC se destaca nas cenas de tiro, com o mouse sendo um ótimo método de mira. Mas, mesmo no Xbox, os comandos continuam bons, graças à mira automática, que teve uma pequena melhora em relação ao PS2.
Até para uma simples trilha sonora a Rockstar capricha. O jogador tem a disposição diversas estações de rádio, com estilos musicais bem amplos. A lista de músicas é extensa e tem até DJ famosos e talk shows virtuais. Mas o estilo principal é mesmo o hip-hop, bem condizente com o ambiente e os personagens do game. A lista de celebridades também aparece nos dubladores, que vão de Samuel L. Jackson a Peter Fonda. Naturalmente, o trabalho de dublagem é praticamente impecável.
O tema da série pode dividir opiniões e ser politicamente incorreto, para não dizer polêmico, mas é inegável que "San Andreas" seja uma das experiências mais envolventes nos videogames. Para quem conseguir vencer uma barreira inicial, uma aventura em escala épica, para dizer o mínimo, aguardará o jogador. Na verdade, o usuário poderá praticamente ter uma vida paralela dentro do game, tamanha a liberdade e eventos que se têm a disposição. Se o crime não compensa, essa lógica não funciona em "Grand Theft Auto: San Andreas", que é jogo obrigatório seja qual for a plataforma.
Analise
"Grand Theft Auto: San Andreas" foi anunciado com pompa durante a E3 de 2004 como um dos grandes lançamentos - e temporariamente exclusivo - para o PlayStation 2. Lançado em 26 e outubro do mesmo ano, no quarto aniversário do console nos EUA, a mais recente versão de uma das séries mais influentes de todos os tempos foi estouro de vendas.Com a exclusividade vencida e mais de cinco milhões de cópias vendidas na terra do tio Bill, "San Andreas" chega ao Xbox e PC sem grandes mudanças. Por um lado, significa que o game continua sendo um dos mais extensos e envolventes de todos os tempos, com um grau inacreditável de ações que podem ser tomados pelo jogador. De outro, os mesmos pequenos defeitos, principalmente gráficos, ainda estão presentes.
Melhorada de visual
Fãs do Xbox e também do PC sempre esperam que títulos convertidos do PlayStation 2 apareçam melhores em suas respectivas plataformas, principalmente quanto este chega meses depois do original. Isso quase não acontece com "San Andreas". Como na versão para Sony, o visual não é dos mais bonitos, mas o forte do game está na brilhante identificação, quase única.
A versão para Xbox conta com modo de 480 linhas de resolução com varredura progressiva e suporte a widescreen. As texturas ganharam mais detalhes, e os grafites e quadros têm uma definição muito maior. No PC, a resolução é ainda maior, e as texturas se beneficiam mais. Mesmo assim, nos dois casos, não há uma grande diferença em relação ao original.
Ainda que a profundidade de visão tenha sido ampliada, muitas partes do cenário continuam a surgir do nada, um fenômeno conhecido dos jogadores videogames e um dos pequenos defeitos de "San Andreas". Talvez seja complicado demais lidar com essa característica num mapa tão extenso como o de "San Andreas". Mesmo assim, não afeta em nada a experiência do game.
O tempo de espera para carregar o jogo diminuiu sensivelmente e o que já era bom, ficou mais confortável. Como na versão para PlayStation 2, os cenários são carregados dinamicamente, isto é, conforme a movimentação do personagem, com os dados dos mapa acessados automaticamente do DVD. Quer dizer, o jogo está em constante processo de "loading", mas este está escondido do jogador.
Uma função interessante é o de replay instantâneo de 30 segundos. Toda vez que o jogador fizer uma ação que considere digna de reprodução, pode acionar o recurso e assistir quantas vezes quiser. Assim, quem afirma ter visto pé-grande, disco-voador e outros fenômenos estranhos pode provar a sua façanha. Na versão de PC não existe o modo multijogador, mas, acredita-se que ninguém sentirá falta.
A aventura de Carl Johnson, o protagonista conhecido como CJ, é rigorosamente a mesma da versão original e não há grandes motivos para quem jogou a versão de PS2 repetir a experiência no Xbox ou no PC, apesar que "San Andreas" é daqueles jogos que demora para enjoar.
Rolê pelas quebradas
Classificar "San Andreas" é uma tarefa relativamente simples. Basicamente, se trata de um título de ação com exploração. O que faz a diferença é a escala e o grau de envolvimento do jogador. Praticamente todos os recursos são superlativos e, provavelmente, é um dos jogos mais extensos de toda a história.
Para começar, o mapa é cinco vezes maior que o antecessor "Vice City". Mesmo usando um carro para trafegar pelas ruas das três cidades que ambientam o game, serão necessários vários minutos para deslocar de uma ponta a outra. Porém, mais impressionante que o tamanho, é a identificação visual.
O ambiente parece "respirar" devido aos diversos objetos que compõe o cenário. Há pedestres, tráfego, sinais de trânsito, polícia e incontáveis estabelecimentos comerciais, desde lanchonetes e academias, passando por barbearia e lojas de roupas. E todos esses locais têm função ativa, onde CJ pode comer, malhar, cortar o cabelo e comprar roupas, respectivamente.
As três cidades compõe o jogo são Los Santos, baseado na zona sul de Los Angeles, com seu clima de subúrbio e gueto; San Fierro, inspirado em San Francisco, suas ladeiras e névoas; e Las Venturas, cópia de Las Vegas dos anos 90, com seus característicos cassinos e o grande deserto em volta.
Turma do gueto
A produtora não esconde suas fontes de inspiração. No caso de "San Andreas" foram filmes de gangues do início dos anos 90, como "Boyz N the Hood". Em linhas gerais, o enredo conta a ascensão de CJ, de como ele passou de líder de uma pequena gangue a uma poderosa personalidade. Para isso, o game propõe diversas missões a serem realizadas e o jogador terá a oportunidade de participar de assaltos, assassinatos e outros tipos de crimes nas mais diversas situações.
Mas essa aventura principal do game é apenas 50% do todo. E os objetivos extras, não-obrigatórios, não são apenas uma imensa coleção de exploração e passatempos, mas expressão de um estilo de vida que o jogador pode seguir em "San Andreas". Nesse sentido, o jogo pode ser colocado na mesma categoria que um "The Sims", tamanha a liberdade que o usuário possui.
Entre os objetivos de exploração estão a troca de grafites, procura por ostras, ferraduras, locais para fotografar e os mais diversos itens. E com um mapa gigantesco, a exploração ganha contornos épicos. Como se não bastasse existem incontáveis desafios de estádios, treinos, veiculares, táxi, ambulância, vigilância e muitos outros. Há também corridas e jogos em cassinos. Enfim, explorar tudo que "San Andreas" oferece pode levar uma eternidade.
Os manos, as minas
O game permite até sair com garotas e ter namoradas. O resultado vai depender de seu apelo sexual e de como conduz um encontro. O nível de gigantismo também atinge o sistema de desenvolvimento do personagem CJ. Quase todas as ações que o seu avatar realiza, influencia na capacidade de CJ. Levantar pesos faz aumentar a massa muscular e pedalar na bicicleta ergométrica aumenta o fôlego. Aulas de boxe melhoram as técnicas de combate corpo-a-corpo e há experiência para cada tipo de arma de fogo.
Os veículos são partes importantes de "Grand Theft Auto". O personagem pode roubar praticamente qualquer tipo de veículo, desde bicicletas até jatos. Aqui também, quanto mais dirigir e pilotar, melhor será sua capacidade com esses veículos. O controle dos carros na versão de Xbox ficou bem adaptado, tendo o acelerador e o freio designados aos gatilhos L e R, permitindo níveis precisos de mudança de velocidade. Os controle para os aviões já não estão tão bons, devido ao uso dos botões preto e branco.
O PC se destaca nas cenas de tiro, com o mouse sendo um ótimo método de mira. Mas, mesmo no Xbox, os comandos continuam bons, graças à mira automática, que teve uma pequena melhora em relação ao PS2.
Rap nervoso
Até para uma simples trilha sonora a Rockstar capricha. O jogador tem a disposição diversas estações de rádio, com estilos musicais bem amplos. A lista de músicas é extensa e tem até DJ famosos e talk shows virtuais. Mas o estilo principal é mesmo o hip-hop, bem condizente com o ambiente e os personagens do game. A lista de celebridades também aparece nos dubladores, que vão de Samuel L. Jackson a Peter Fonda. Naturalmente, o trabalho de dublagem é praticamente impecável.
O tema da série pode dividir opiniões e ser politicamente incorreto, para não dizer polêmico, mas é inegável que "San Andreas" seja uma das experiências mais envolventes nos videogames. Para quem conseguir vencer uma barreira inicial, uma aventura em escala épica, para dizer o mínimo, aguardará o jogador. Na verdade, o usuário poderá praticamente ter uma vida paralela dentro do game, tamanha a liberdade e eventos que se têm a disposição. Se o crime não compensa, essa lógica não funciona em "Grand Theft Auto: San Andreas", que é jogo obrigatório seja qual for a plataforma.
Pé Grande (Big Foot)
Fazendo uma rápida pesquisa no Google é possível encontrar diversas pessoas dizendo que viram o Pé Grande no GTA, mas todas fotos e vídeos que aparecem são facilmente reconhecidos como falsos, ou alterados. Ou seja, não existem provas da existência do Pé Grande no jogo, tudo é simplesmente "mod".Tirando a Prova
Para não deixar espaço para dúvidas, abrimos o jogo e ficamos 20 minutos esperando em 2 pontos onde dizem ter visto o "monstro". E como era de se esperar, nada foi visto.Pegadas
A única coisa de verdadeira em toda história, é que existe um local onde é possível ver algosemelhante as pegadas do Pé Grande:
Conclusão
Então concluímos que a lenda do Pé Grande é somente lenda mesmo. De toda história somente as pegadas podem ser consideradas verdadeiras.E não tem um Mod do Pé Grande então?
Sim, tem um mod, confira nossa seção de Downloads de Mods. Olhe o vídeo abaixo que fizemos do mod.
Discos Voadores
Algumas pessoas acreditam em discos voadores, outras não. E é por isso que algumas pessoas insistem que há discos voadores no jogo, mas não há nem sequer um disquinho que voe no jogo, e isso é informação confirmada da Rockstar, produtora da séria GTA.O que leva muita gente a acreditar que há discos voadores no jogo, é a presença de um bar-restaurante no jogo que exibe fotos de discos voadores nas paredes, e inclusive um mapa de San Andreas com os locais onde foram vistos OVNIs.
Conclusão
Não há discos voadores no GTA San Andreas. O máximo que você vai ver de um disco voador no jogo é nas paredes de um bar-restaurante perto da área 69.
Se você quiser andar de Disco Voador verifique a nossa seção de Downloads de Aviões & Heli, lá tem um mod para inserir um Disco Voador no jogo.
Fotógrafo Suicida
Este com certeza é um evento muitíssimo curioso no GTA San Andreas. Sempre que você pegar e for a Flint Intersection, perto da entrada noroeste de Los Santos, você encontrará um fotógrafo que a primeira vista parece somente mais uma pessoa inocente tirando fotos da praia de Los Santos, mas se você chegar perto, verá que ele é um suicida. :PPara ver o fotógrafo suicida vá para Flint Intersection e olhe em direção ao mar, você verá uma pessoa com uma câmera, o fotógrafo, vá para perto dele e fique olhado, ele irá tirar umas fotos e depois irá andar até a água, mas como ele não pode nadar ele irá morrer afogado!!!
Como? Onde?
Fica perto da entrada noroeste de Los Santos, em Flint Intersection.Conclusão
Realmente existe o fotógrafo suicida e é fácil de verificar.Sacos com Corpos
Um fato no mínimo curioso, é você encontrar atrás de uma pedra, perto do aeroporto abandonado do deserto, um buraco com sacos pretos, que ao que tudo indica, contém corpos. E para aumentar ainda mais o suspensa há uma caminhonete Bobcat perto do buraco, provavelmente utilizada para despejar os corpos no buraco. :DOnde?
Perto do aeroporto abandonado do deserto. Veja o mapa abaixo:Conclusão
Bom, os sacos, o buraco, a caminhonete existem, agora afirmar se dentro dos sacos teriam corpos só com visão raio-x, porém não é difícil chegar a conclusão de que sacos pretos em buraco no deserto contém corpos.Provavelmente esses corpos seriam de alguma missão que na última hora a Rockstar resolveu retirar do jogo.
Constelação da R*
Esta é uma curiosidade bem popular já que qualquer indivíduo ao longo do jogo pode perceber que só existe uma única constelação no céu de San Andreas, e se o indivíduo for bem observador conseguirá perceber que essa constelação forma o logo da produtora do GTA:SA, a Rockstar.Onde ?
Em qualquer lugar de San Andreas, basta ser de noite.Conclusão
É verdadeira a existência da constelação (de estrelas, obviamente) que formam o logo da produtora Rockstar.Pichações Noturnas
Localização: No cemitério em Vinewood, Los Santos.As pichações só aparecem nos muros do cemitério de noite,durante o dia elas somem.
Aldea Malvada-The Lost Pueblo
Aldea Malvada é uma cidade fantasma localizada na Tierra Robada overlooking El Quebrados na periferia da cidade. É literalmente traduzido para o Inglês como "Evil Village",muitos exploram lá,não sei porque.Imagens
Pode ver que na placa, de baixo ta escrito "The Lost Pueblo " traduzindo: " A cidade perdida " Agora porque a R* colocou isso???
By:. Renato